Por Michel Airosa

Qual a capacidade do cartão de memória do seu celular? 2, 4, 8 ou 16Gb? Isso já é passado!

A SanDisk, empresa tradicional no segmento de cartões de memória, está desenvolvendo um cartão microSD de 128Gb, designado principalmente para o mercado de celulares. Esta capacidade é suficiente para você armazenar 134 filmes inteiros, guardar cerca de 20.000 fotos em alta resolução e ter 16.000 músicas para ouvir quando quiser. Assim, é possível fazer vídeos com a câmera de 8 megapixels de seu celular e guardá-los para sempre no dispositivo.

A previsão de lançamento do cartão microSDHC de 128Gb é para 2011.

Fonte: IntoMobile

17 thoughts on “SanDisk prepara cartão microSDHC de 128GB

  1. Lançamento daqui há 3 anos ? É a mesma coisa que dizer “estaremos colonizando Marte no ano de 2099 (isso, se bem antes uma hecatombe atômica não pulverizar a Terra)”. Mesmo porque, daqui há 3 anos um cartão microSD, pendrive ou congênere de 128GB já estará obviamente obsoleto.

  2. Concordo com o Jorge. Lançamento para daqui a 3 anos é demais. com certeza ele virá antes disso, tem gente que pensa e faz bem mais cedo do que as grandes indústrias.

  3. SanDisk?

    nunca ouvi falar como disse o Jorge daqui 3 anos isso ja não vai servir.
    Creio eu que isso não passa de Mkt.

  4. Discordo do Jorge. Tudo bem que em se tratando de tecnologia 3 anos é muito (embora 2011 esteja a 2 anos e pouco), mas não há tanto sentido em esses cartões ficarem obsoletos neste período. Cartão SD já é padrão há 5 anos. E já viu o tamanho desses microSD?? São minúsculos, 1/4 do tamanho do SD, extremamente finos, e rápidos. Embora esteja tentando ser visionário, não há motivo aparente para mudança deste padrão.

  5. Apesar da arguta observação do Jorge, creio que a notícia da SanDisk merece crédito pois o windows 7, por exemplo, já está sendo programado e muitas empresas ainda nem utilizam o Vista. Informar, com certa antecedência, não é uma informação com foco no consumidor, mas sim nos futuros parceiros de negócio que precisam, ou melhor, podem, construir hardwares já visando a evolução tecnológica.

    Assim, a IMOVIO, empresa que lançou no último dia 20 o menor laptop do mundo (http://www.webitpr.com/release_detail.asp?ReleaseID=10258), pesando apenas 113g (o equivalente a 22 balas chitas!) , poderá, desde já, preparar o hardware para ser compatível com um chip de memória de 128GB e, assim, ampliar a capacidade de armazenamento do laptop, que cabe na mão, chamado de IKIT.

    Nos mesmos moldes pode a Nokia preparar o n-95, e seus sucessores, para transformar a realidade hoje vivida pelos usuários. O telefone da nokia já é capaz de se ligar à televisão, ao videogame(PSIII), e a um teclado wireless. Entretanto, ainda não suporta o formato blue-ray, devido à aparente falta de necessidade. Com um chip de memória de 128 GB a Nokia já poderia expandir os horizontes de seus usuários de forma a permitir que DJs carreguem todo o seu repertório dentro do telefone celular.

    Por fim, podem os governos, como o do Brasil, desistirem de tentar comprar o tão sonhado computador de 100 dólares que nunca saiu do papel e começar a pensarem em dar um N95 ou um IKIT para cada um dos alunos de escola pública do país, com um chip de 128GB acompanhando o dispositivo e, assim, garantir conectividade e informação a todos. Em 128 GB cabe muito mais do que as obras que já caíram no domínio público, como a coleção completa de Shakespeare, cabe também vídeo aulas, filmes, bibliotecas inteiras, e ainda sobra espaço para o aluno bater suas fotos com resolução de 5 megapixel, como a da câmera do N-95.

    Portanto, mais do que uma notícia para os vorazes consumidores, como eu e o Jorge, a divulgação da SanDisk é voltada para o mercado como um todo, que agora pode imaginar quem é que vai querer andar com um DVD que arranha enquanto pode carregar um chip que caiba 20 filmes com imagem e som digital.

    A cada 15 anos a evolução da informática faz com que os computadores mais avançados passem a ser utilizado por usuários domésticos. Da NASA pra sua casa em 15 anos… é a chamada lei de Moore, que diz que a capacidade de armazenamento e processamento dobra a cada 6 meses.

    Logo, em 3 anos, já não será um chip top de linha, como disse o Jorge, mas que eu gostaria de carregar tudo que produzi na vida em um chip de 3×3 cm eu gostaria… Digo, eu vou.

  6. Acho que os HDs estão com os dias contados, colocar 128Gb num artefato com 15 x 11 x 0,8 mm é impressionante! Se der pau no computador, basta retirar o chip e colocar em outro para continuar o trabalho.

    E do jeito que a tecnologia está evoluindo não duvido se inventarem um meio do ser humano interagir com esses cartões, acessando uma quantidade de informações muito superior à capacidade que o ser humano tem de guardar.

  7. É fato que esse dipositivo é uma novidade bastante atraente que vai com certeza fazer muito sucesso, porém a data de previsão para lançamento é muito distante, depois de tanto avanço tecnologico em tão pouco tempo, acho que esse prazo chega até ser “surreal” se tratanto da atualidade.

    Bom …como sempre os prazos são extremamente exagerados por diversos motivos, mas eu acredito sim que isso irá acontecer bem antes do anúnciado pela empresa.

  8. É fato que esse dipositivo é uma novidade bastante atraente que vai com certeza fazer muito sucesso, porém a data de previsão para lançamento é muito distante, depois de tanto avanço tecnologico em tão pouco tempo, acho que esse prazo chega até ser “surreal” se tratanto da atualidade.

    Bom …como sempre os prazos são extremamente exagerados por diversos motivos, mas eu acredito sim que isso irá acontecer bem antes do anúnciado pela empresa.

  9. Eu estou encantada, torcendo para acontecer logo, para carregar muita coisa. Poderei ler e ver filmes em qualquer lugar, com um volume mínimo. Vai ser MARAVILHOSO.

  10. Pessoal,

    Eles simplesmente estão fazendo a conta, e corrigindo o que nosso amigo falou a lei de moore define que a cada 18 meses dobre o número de componentes dentro de um CHIP, ou seja, hoje temos 32 Gigas daqui a 18 meses teremos 64 e depois de mais 18 meses teremos o de 128!!!

    Vlw!!!!

  11. Amigos, trabalho em umas dessas empresas ai que fabricam memórias para todo tipo de dispositivo, inclusive a memória que vai no módulo da injeção do seu carro, o chip de 128GB já existe, só não está a venda por um questão de marketing, em breve entrará no mercado os de 64GB e mais adiante os de 128GB fiquem tranquilos vai ser antes de 2011.

  12. Caros Amigos,
    Concordo que a previsão de lançamento do cartão está um pouco longe, mas se pesarmos que hoje o maior cartão microSDHC da empresa é de 16GB e mesmo assim ainda é difícil de encontrar nos EUA (o mais comum é o de 8GB). Como podemos dizer que o cartão de 128GB está tão longe assim?

  13. Um microSD de 128GB é sem dúvida algo notável! Agora o fato de se prender tanto á adta de lançamento é um pouco ingênuo. Obviamente as empresas irão lançar o cartao de 32..depois o de 64 entao o de 128GB da maneira mais lucrativa, obviamente. Se alguem acha 3 anos um prazo ”surreal” pode ter certeza de que a empresa ou nao acha ou tem planos mais lucrativos que lançar um cartao tao poderoso no fim de 2008.
    Se realmente for levar 3 anos por falta de tecnologia acredito que 3 anos é um prazo muito longo para o desenvolvimento. Mas aposto todas as minhas fichas no fato de este nao ser o caso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *