Por Eduardo Bonjoch

Vi a primeira demo de um TV 3D há quase dois anos, aqui mesmo no Brasil. Era um protótipo da Philips, que inovava ao oferecer imagens em terceira dimensão dispensando o uso de óculos. Um modelo desse tipo, inclusive, já está à venda no País para aplicações comerciais. Na IFA 2008, que aconteceu em setembro, eles voltaram a aparecer nos estandes da Philips e da LG.

Na CES, que acabou na semana passada, a tecnologia ganhou um novo, ou melhor, velho aliado: os óculos. Sony e Panasonic mostraram protótipos de televisores que voltam a utilizá-lo, enquanto Philips e LG continuam acreditando na construção do efeito sem acessórios.

Tive a oportunidade de testar as duas variações da mesma tecnologia. Com óculos, o resultado me pareceu mais real. Outra vantagem: o usuário não precisa procurar pelo local onde o efeito surge mais convincente – algo que faz toda a diferença nos TVs da Philips e da LG. Mas, por outro lado, parece piada a idéia de ficar horas em casa vendo filmes e programas em 3D usando óculos. Será que vai dar certo? Tenho minhas dúvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *