Por Ricardo Marques

O ministro das Comunicações Hélio Costa, durante o lançamento das transmissões digitais em Curitiba, afirmou que em 5 anos todo o território nacional estará coberto com o sinal digital e que será possível encerrar as transmissões analógicas. Assim, diminuiu em cinco anos a previsão inicial para que isso acontecesse. Segundo ele, muitas cidades (entenda, emissoras de TV que estão investindo pesado nisso) estão conseguindo se antecipar ao calendário oficial, caso de Curitiba, cujo lançamento inicial era previsto para meados de 2010. São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia e Palmas já tem esse tipo de transmissão. Florianópolis e Porto Alegre também estão bem próximos de receber os sinais, assim como Salvador.

Sou entusiasta da tecnologia e defendo a rápida popularização de todo e qualquer tipo de benefício. Mas também sou muito cuidadoso ao divulgar qualquer informação. Acho ótima a antecipação do calendário e tomara que em cinco anos todo o País receba imagens com qualidade, sem chuvisco ou sombras, independente da resolução: 480p (conversores populares, com saída componente – não, S-Video e vídeo composto não fazem 480p) ou 1080i (conversores sofisticados com saída HDMI e/ou componente).

Mas acho importante saber a quantas anda o desenvolvimento do famoso Ginga, software que permitirá a interatividade e a chamada inclusão digital. Desse assunto, o ministro se mostra bem mais cauteloso na hora de falar.

Para saber mais sobre TV Digital, clique aqui.

5 thoughts on “Transmissões começam. Mas e o Ginga?

  1. acredito que ainda vá demorar um pouco para que possamos desfrutar de todas as coisas que o middleware ginga pode nos oferecer – se ainda estamos esbarrando na transmissão do sinal digital, imagine o que aconteceria com a interatividade com o usuário.

    de qualquer forma os aplicativos estão sendo desenvolvidos e estão sendo comercializados, principalmente pela gigante das comunicações do brasil.

    é esperar pra ver quando a tvdi como um todo estará 100%.

  2. Mesmo o país estando coberto não será todo mundo que trocará sua TV analógica por digital, eu sou um que não faz menor questão, esse assunto é mais delicado que parece ser e quanto ao Ginga, acho que tem muita politicagem no meio que acaba atrapalhando e nos afetando diretamente, pra variar =//.

  3. Gostaria de saber quando o sinal da TV digital começará a se “interiorizar” pelo Brasil. Moro em uma cidade com mais de cem mil habitantes e, pelo que pressinto, ainda vai custar muito tempo para que chegue por aqui. Será que a NET ou a SKY não irão disponibilizar as imagens em alta definição para seus assinantes do interior do Brasil antes desse prazo? Qual o plano da TV por assinatura para levar esse atrativo para os moradores de cidades do interior? Isso, ao menos para mim, ainda não está bem claro!

  4. o ginga, seu primeiro beta to no coversor top de linha da prowiew (que futuramente poderá ser atualizado para versão final) e só não sai do beta por que a java corp dona do java (dahh!!) não quer abrir mão dos royalties sobre sua plataforma de linguagem, o governo junto com as empresas tentam fazer com que ceda esse direitos para liberar a outra parte do software, caso isso não aconteça até o final do ano os pesquisadores numa maneira de driblar esse problema, quem quiser mais informações procure sites como o do C.E.R.S.A.R. de recife (responsavel por uma parte do desenvolvimento do ginga)

  5. A solução viável para este “problema” poderia ser resolvido facilmente se o projeto fosse disponibilizado para a comunidade de software livre, isso ficaria pronto em pouco tempo, pois esse pessoal adora desafios e encontram soluções gratuitas, acredito que em menos de dois meses vocês teriam inumeras soluçoes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *