Por Flávio Canuto

sun_ibmEsta parece mais uma das muitas notícias sobre uma aquisições que lemos todos os dias. Apenas parece. Não é novidade que o mercado corporativo de tecnologia está passando por uma revolução.

As empresas evitam gastar fortunas em hardware, e terceirizam os serviços e softwares que acabam funcionando em grandes data centers, na chamada ‘cloud computing’.

A grande gigante da informática, a IBM, não pode simplesmente assistir a isso tudo sentada em cima de seus mainframes. A compra da Sun, uma das companhias mais inovadoras do setor cairá como uma luva para os planos da IBM.

Vale lembrar que a Sun é fornecedora de tecnologia para boa parte dos sites da Web 2.0, através do banco de dados de código aberto MySQL (utilizado pelo Planet Tech), a linguagem de programação JAVA, o sistema operacional Solaris (utilizado pela Last FM), e muito mais.

Se as finanças da Sun não são das melhores, sua importância não pode ser desprezada. Talvez por isso o seu valor seja tão alto, 6.5 bilhões é o que a IBM está disposta a pagar pelo controle da Sun. Por outro lado, a aquisição parece ser também um jogada defensiva da IBM, pois uma Sun (que também é detentora do Star Office – concorrente grátis do Microsoft Office) fraca e sem força, significa uma Microsoft mais forte.

Alguém acha que isso interessa para a IBM?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *