wimax-a-tecnologia-definitiva

Por Daniel Serrano

Diversos sistemas tem sido discutidos para a inclusão digital de um número cada vez maior de pessoas. Praticamente ter apenas um computador, já não significa nada. Se o PC não estiver conectado à Internet, parecerá ao usuário que está faltando algo. O sistema WiMax, sem fio, vai aos poucos conquistando seu espaço. Semelhante a uma rede Wi-Fi doméstica, mas com a vantagem de abarcar uma região muito grande, como um bairro inteiro ou um município, o sistema já está disponível para mais de 430 milhões de usuários no mundo. 135 países já adotaram a tecnologia e se espera que com as novas licenças de espectro, (aguardadas para 2009 entre diversos países, o Brasil) o número de pessoas que passarão a usufruir do sistema passe a mais de 800 milhões. O espectro, chamado pelo Fórum WiMax de 4G é na verdade uma banda de 3,5GHz, na qual alguns fabricantes já estão certificando seus produtos, como a Samsung e a ZTE.

O fórum espera que até 2011 mais de 1000 produtos eletroeletrônicos, certificados para a utilização da banda, estejam à disposição do público ao redor do mundo. E eu espero que até lá não surja outra tecnologia para iniciar uma nova “guerra de formatos”

1 thought on “WiMax. A tecnologia Definitiva?

  1. Bom Daniel,

    o WiMAX é uma realidade, mas já existem integradores querendo iniciar suas redes LTE já em 2010/2011.
    O LTE já é praticamente uma relaidade, e com uma chance enorme de ameaçar o WiMAX. A interoperabilidade com as redes 3G e EDGE, coisa que o WiMAX não faz.
    Eu, como especialista em planejamento WiMAX, espero que a tecnologia vingue, mas não ficar parado vendo o que vai acontecer.

    abraço,
    Rafael

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *