wajan

Por Ricardo Marques

A Indonésia, um país onde mais de 100 milhões de pessoas vivem abaixo da linha da pobreza, achou uma medida inusitada para garantir acesso à internet a população mais pobre da Ilha de Java, a segunda maior e a principal do arquipélago que tem mais de 18 mil ilhas.

Na verdade o feito se deve a Onno Purbo, um gênio das telecomunicações nascido no país, que decidiu utilizar uma panela tradicional na zona rural, de nome wajan, e uma antena Wi Fi para captar os sinais. A engenhoca tem uma wajan com um tubo de PVC em sua parte central e, dentro do tubo, uma antena Wi Fi com adaptador USB. Os sinais de internet são transmitidos pela antena de uma rádio local, bastando aos moradores apenas um computador para acessar a grande rede.

A idéia da wajan bolic começou em 2007 e se transformou em uma grande febre já que a conexão mais barata toma um terço do salário médio na região, que tem 25 milhões de internautas, dos quais somente 241 mil possuem conexão de banda larga, segundo os dados da Associação de Provedores da internet da Indonésia (APJII) e a União Internacional das Telecomunicações (ITU).

E não pense que a internet é só pra curtição; escolas, centros educativos e universidades de dez povoados próximos a Yogyakarta, também fazem uso da solução.
Esse link mostra passo-a-passo a construção de uma wajanbólica!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *