Por Eduardo Bonjoch

Enquanto escrevo esta nota, já estou com as malas prontas para a CES 2009. A expectativa é das melhores, embora tanto se fale na recessão americana. Sim, ela dá medo, mas é bom lembrar que alguns dos produtos mais criativos surgem em momentos difíceis. As chamadas “soluções verdes”, por exemplo, devem vir com força total. Afinal, nada melhor do que, em tempos de crise, adquirir um produto “politicamente correto” e que ainda economiza energia.

Na área de TVs, apostaria nas telas LCD ultra-finas (mais até do que na guerra das polegadas). Aqui, arrisco dois palpites: a consolidação dos TVs com LEDs traseiros (sensação da IFA 2008, na Alemanha) e dos modelos que concentram as conexões num módulo independente que funciona sem fios. E quem sabe não tenhamos mais surpresas em displays OLED, como na CES 2008, em que a Sony e a Samsung apresentaram protótipos com 27” e 31” , respectivamente.

Quanto aos portáteis, a onda do momento são os netbooks e, certamente, teremos boas surpresas nessa área. E, claro, não podemos deixar de lado aqueles protótipos e produtos que deixam qualquer feira irresistível, como os TVs que se alimentam de energia solar, os TVs que acessam o YouTube ou o Google Maps, as caixas acústicas de milhões de dólares e outros mais que conheceremos a partir de quinta-feira.

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