Por Daniel Serrano

O olhar de determinados animais no escuro, principalmente os felinos, sempre intrigou o ser humano. O efeito que faz os olhos de gatos e jacarés, por exemplo, brilharem quando são iluminados no escuro, está agora sendo sintetizado em laboratório pela Sony. O novo sensor captador de imagens da empresa utiliza um dispositivo CMOS que permite que a luz captada seja refletida em um painel no fundo, e parte dela retorna ao sensor. Através desse simples processo, espera-se que a empresa consiga imitar em câmeras fotográficas e filmadoras, a capacidade de visualizar objetos, mesmo em ambientes de quase escuridão total.

Apesar da experiência não ser nova (a empresa já tinha feito algumas experiências a respeito), o novo dispositivo corrige, através de micro lentes a distorção de imagem que sempre se apresentava em cenas mais escuras.

A Sony não informou, ainda quando colocará o dispositivo no mercado, nem o custo do dispositivo. Mas espera-se que o sensor irá aumentar substancialmente o preço das câmeras. E você. Pagaria alguns dólares a mais para obter a visão de um gato?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *