Por Ricardo Marques
Para muitos usuários do serviço de telefonia na grande São Paulo, a contagem regressiva começou essa semana. Isso porque na próxima segunda-feira os moradores da região, que responde por 17% dos usuários de telefone do País, poderão trocar de operadora e manter o mesmo número do telefone. Dessa maneira, todo o Brasil passa a ser atendido com o serviço de portabilidade numérica.
Segundo a ANATEL, o prazo máximo para o pedido ser atendido é de cinco dias úteis, sendo que durante o processo o consumidor pode permanecer apenas duas horas sem o serviço. Além disso, a mudança só pode ser feita dentro de um mesmo código de área, e de um mesmo tipo de serviço (não é permitido levar um número móvel para um fixo, e vice-versa).
Para mim, a questão que fica é outra. Vale a pena trocar seis por meia dúzia? Enquanto a ANATEL e outros órgãos competentes não exigirem o mínimo de respeito das operadoras com o consumidor, o serviço prestado vai continuar a ser sofrível, como é hoje. Será que porei um fim aos meus problemas mudando de operadora, ou apenas estarei substituindo por outros? Essa resposta pode ser dada por moradores de outros estados, onde a mudança já pôde ser feita. Por isso, comente sua experiência conosco!
Já estava na hora, muito importante para nossa liberdade de poder optar por uma operadora. Acabou essa impossição de sermos obrigado a ficar em uma determinada operadora.
Acredito que com a chegada da portabilidade À São Paulo, a concorrência vai se intensificar e a partir dai “pode” ser que o serviço melhore. Apesar das tarifas serem as mais caras no mundo, não adianta canibalizar as operadoras por tarifas menores prestando serviços de baixa qualidade. E convenhamos, não é de hoje que sempre recebemos os “refugos” dos equipamentos e tecnologias do 1o mundo. Quem sabe, agora com a crise, as cias do 1o mundo comecem a olhar os outros países com outros olhos, mas espero que não tão famintos e queiram desenvolver uma melhor qualidade aos serviços prestados.