Por Ricardo Marques

Acabo de conversar com Frederico Nogueira, presidente do Fórum SBTVD, responsável pelo desenvolvimento do Sistema Brasileiro de TV Digital. Durante a conversa, ele fez um balanço desse quase um ano e meio de transmissão no País, e apresentou números que considera favoráveis. Porém o mais importante da conversa envolveu duas questões-chave quando o assunto é TV Digital: interatividade e multiprogramação.

Sobre o primeiro tema, ele foi enfático: em abril o Fórum termina a especificação do middleware e já libera para a indústria. Segundo ele, no segundo semestre, não só os conversores, como os receptores 1-SEG (pendrive e celulares aptos a receber o sinal da TV Digital) já trarão o Ginga e com isso será possível, finalmente, interagir (de verdade) com a programação.

E a questão da multiprogramação que vem gerando uma verdadeira queda de braço entre o governo e algumas emissoras de TV? “O Fórum desenvolveu um produto apto a transmitir a multiprogramação”, disse. Sim, isso a gente já esperava. Mas e o posicionamento? O Governo disse ser radicalmente contra, e você são contra ou a favor? “Somos desenvolvedores de um produto apto transmitir…”. Difícil, hein?

Ok, o Fórum não se posiciona, entendi. Mas e a TV Bandeirantes, da qual o senhor é vice presidente? “Somos totalmente favoráveis a multiprogramação, porém existe uma pressão política muito forte que envolve esse tema. A verdade é que não vemos motivos para não gerar a multiprogramação”, afirmou.

E pensar que a multiprogramação foi um dos fatores mais defendidos pelo Governo quando da escolha do padrão japonês, que serviu de base para desenvolvimento da TV Digital Brasileira.

Agora que é oficial, você já pensa em adquirir um conversor com o Ginga para usufruir da interatividade? E o que você pensa sobre a decisão de impedir a multiprogramação?

Para saber mais sobre essa briga, acesse esse link.

1 thought on “TV Digital: Interatividade no segundo semestre. Já a multiprogramação…

  1. Primeiro já tenho um conversor digital, segundo para quem tem o conversor proview basta atualizado com o ginga, pelo menos que tem o conversor top deles, já no meu caso que tenho um phillips isso pode me acarretar em novos gastos, apesar que o conversor da phillips tem uma conexão usb que pode ser usada para atualizar o software do aparelho, e também tem uma porta ethernet que e de uso exclusivo da assistência técnica que pode vim ser usada como recurso de interatividade, tudo isso depende do bom senso da phillips com seus clientes, e disponibilizar a atualização de firmware do produto gratuitamente (o que eu duvido um pouco que aconteça).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *