proteja-se_da_energia

Por Eduardo Bonjoch

Faz alguns dias que estou editando um artigo com as principais dúvidas sobre acessórios que protegem o sistema de áudio e vídeo. Independente de qual seja a sua maior dúvida, pode ter certeza de que proteger o equipamento contra os males da energia elétrica é algo fundamental. O principal problema são os surtos de energia, que podem ser causados por raios, tão comuns nas tempestades de verão.

Recebemos muitas cartas e e-mails de leitores que, pelo fato de não adotarem um filtro de linha ou condicionador de energia, acabaram com seu equipamento queimado. E já que não dá para fugir da tal proteção, a dica é adotar um dispositivo proporcional ao valor investido. Sim, pois não faz muito sentido adquirir um sofisticado condicionador de energia para proteger um home theater básico com sistema integrado e TV LCD de 32”. Use o bom senso, mas, de forma alguma, deixe de adotar algum tipo de proteção para seu investimento.

12 thoughts on “Proteja-se da energia elétrica

  1. Caros,

    Utilizo como condicionador de energia, o SMS HT 10000 (1000w) para ligar uma TV 42″, receiver, PS3, DVD, decodificador Digital TV a cabo.

    Não sei dizer se estou realmente protegido, pois no meu prédio, não há aterramento.

    Mas, qualquer proteção já ajuda.

    Abraços.

  2. Diz Vinicius Barbosa Lima, colaborador da HOME THEATER & CASA DIGITAL e autor do artigo que cito no texto, que a função de qualquer equipamento de proteção fica comprometida quando o aterramento não está presente. Mas, por outro lado, não se deve abrir mão dele. Acessórios desse tipo podem contar internamente com um ou mais dispositivos de proteção, tais como varistores, centelhadores, trafos isoladores, circuitos de estabilização e filtros diversos. Conforme o caso, esses componentes dependerão mais ou menos do aterramento para que cumpram eficientemente suas funções. Outros detalhes você confere na próxima edição impressa da nossa revista.

  3. Recomendo um nobrake offline
    são mais caros mas tem uma melhor proteção.
    conheça o aparelho antes de comprar, se vc não conhece estude um pouco sobre.
    os offline passam a energia direto da bateria, tendo assim uma corrente estável e mai “segura”; os online apos carregarem a bateria passam energia direto da tomada e só em caso de falta de energia eles passam para a bateria fazer seu papel (note que ocorrerá um atraso natural da energia nessa troca).
    Agora se onde vc mora não tem incidencia de raios, etc., teoricamente não seria necessário um offline, daí somente se faltar energia não perderá o trabalho não salvo 🙂

  4. Eu uso um filtro e linha simples e nesse filtro o PC, PS3, TV LCD estão conectados, Percebi que nesse filtro existe um fusivel para evitar uma sobrecarga vindo da rede eletrica. Pergunta, existe algum risco numa tempestade ter uma carga que possa queimar os aparelhos? Seria melhor comprar um estabilizardor ou o Filtro faz o mesmo trabalho q o estabilizador?

  5. Utilizo em uma tomada sem aterramento o módulo isolador estabilizado da Microsol para ligar TV LCD, decodificador da TV a cabo e um gravador de DVD. Posso ficar tranquilo ?

  6. Eu tive um Wii e um DVD queimados em um raio. Eu utilizava um estabilizador que por sinal não adiantou de nada. Comprei então um no-break e espero que possa resolver o problema.

  7. recentemente perdi uma TV, um Data Show e um computador devido às oscilações de energia. estou perdido pois já procurei vários eletricistas para que me apresente um equipamento que vai dar proteção em minha residência mas infelizmente ninguem me apontou um aparelho que realmente possa me dar segurança.

  8. Boa noite amigos!

    Rafa:

    Creio que houve uma pequena confusão em sua mensagem, pois o procedimento que você descreveu diz respeito exatamente ao nobreak “ON LINE”, no qual a alimentação sempre provém do módulo de baterias. Nesse caso, a energia é a mais pura possível (desde que seja um nobreak senoidal), e não há delay no fornecimento de energia.

    Nobreaks “OFF LINE” não são recomendados porque o módulo de baterias (e a senoidal perfeita) somente entram em ação quando falta energia elétrica na tomada.

    Grande e forte abraço.

  9. Boa noite Rodrigo!

    O fusível presente no filtro de linha tem por função proteger o próprio filtro no caso de sobrecargas, e está dimensionado conforme a capacidade energética suportada pela fiação interna e tomadas do próprio filtro. Esse fusível não tem por função proteger os equipamentos conectados ao filtro.

    Nos filtros de linha mais simples, geralmente há um pequeno dispositivo interno chamado “varistor”, que tem por função desviar possíveis sobretensões para o terra do filtro. Mas esse é o dispositivo de segurança mais primário que existe, e certamente insuficiente para proteger qualquer equipamento quando da queda de um raio em meios a tempestades, por exemplo.

    Com raras exceções, filtros de linha não passam de meras réguas de tomadas que dão alguma mínima proteção (ou mesmo a falsa sensação dela).

  10. Boa noite Gilson!

    Quando o assunto é energia elétrica, impossível afirmar com 100% de convicção algo como “pode ficar tranqüilo, nada de ruim JAMAIS acontecerá”.

    Apenas como exemplo, em 1994 eu perdi um excelente e caríssimo receiver JVC (RX-1050 VTPN) somente por causa de uma queda de raio. O detalhe é que o raio não caiu na rede elétrica próxima a minha casa, e sim caiu NA minha casa, no quintal, a pouco mais de 5m da sala onde estava o sistema de som e imagem. Nesse caso de nada adiantou estabilizador, filtro, aterramento, etc, pois o receiver simplesmente explodiu por dentro, até mesmo o display digital se desintegrou. Perda total!

    Então, o que se pode fazer é buscar cobrir a maioria das situações corriqueiras, bem como tentar minimizar o prejuízo na hora em que tudo dá errado.

    Mas de forma geral eu diria que você pode ficar razoavelmente tranqüilo, pois o MIE (Módulo Isolador Estabilizado) da empresa Microsol é uma das melhores e mais baratas soluções para quem deseja proteção e não conta com aterramento. Já testemunhei duas vezes esse pequeno e robusto aparelho literalmente salvar a vida de todos os equipamentos que estavam conectados a ele (TV, VCR, DVD, microsysten, etc), enquanto que os demais eletrônicos que estavam somente no filtro de linha ou diretamente na tomada foram todos para o espaço.

    Dica: verifique o consumo total dos aparelhos conectados ao seu módulo isolador, pois o modelo mais potente suporta apenas 600W, o que pode ser insuficiente para alimentar tantos equipamentos como no seu caso.

    Abração e boa sorte.

  11. Boa noite Elvis!

    O primeiro passo é conseguir detectar a natureza dessas oscilações de energia, pois nem sempre os motivos são externos. Oscilações podem ocorrer também por conta de uma instalação elétrica mal dimensionada, o que acaba levando a sobrecarga e superaquecimento de fios, tomadas e disjuntores.

    Verificada essa parte, e caso as oscilações persistam, a solução é partir para um grande e parrudo estabilizador, que tem por função justamente corrigir oscilações de tensão. Mas alerto que dependendo do caso, da natureza das oscilações, dos valores de tensões alcançados e das características dos equipamentos que você deseja proteger, somente o estabilizador não será suficiente, sendo necessário ainda algum outro dispositivo (condicionador, Nobreak, etc) para complementar o trabalho.

    Grande e forte abraço e boa sorte.

  12. Bom dia a todos.
    Sou usuario do Clube do Hardware e em pesquisas, topicos relacionados sempre se orienta o uso de DPS o que certamente esta na Norma NBR 5410 (Se nao me engano). Pois bem é muito importante a utilização de DPS “Dispositivo de Proteção contra Surtos Eletricos”. Estive algum tempo atras realizando alguns estudos durantes fortes chuvas e pude comprovar o grande numero de surtos eletricos que se chega nas residencias durantes as chuvas.
    Muitas empresas possuem estes DPS. Algumas nacionais como a Clamper e outras de fora do País.
    Pois bem esta mais que comprovado que todas as casas e empresas devem utilizar DPS para proteger eletrodomesticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *