plasma-o-fim-de-uma-era

Por Daniel Serrano

A Pioneer uma das últimas remanescentes a defender a tecnologia de Plasma como a melhor opção para displays acaba de anunciar que estará deixando o mercado, dentro de dois meses.

A empresa estará lançando, na segunda semana de abril, 4 novos modelos entre 50 e 60 polegadas, em lotes reduzidos, apenas para o mercado japonês e cessará a produção em definitivo um mês depois. A tecnologia Kuro que a empresa disponibilizava em suas telas foi aclamada por 10 entre 10 especialistas no mercado. A facilidade e economia na produção de televisores com telas LCD, no entanto, fez com que grande parte do mercado abandonasse a fabricação do Plasma.

Bem, ainda resta a Panasonic que anunciou que está desenvolvendo novos sistemas para a tecnologia Plasma que deverão reduzir preços e consumo dos displays, os atuais maiores vilões do sistema (leia mais aqui: Televisores de Plasma terão metade do consumo atual). Eu, particularmente, sou a favor do Plasma e acredito que o LCD, desenvolvido originalmente para telas estáticas de computador ainda tem muito a evoluir. Quem sabe com os desenvolvimentos da Panasonic volto um dia aqui com um novo título: “Plasma o reinício de uma nova era?”. E você é a favor do Plasma ou LCD? Deixe o seu comentário.

7 thoughts on “Plasma: o fim de uma era?

  1. Sem duvida Plasma.
    Ja tive oportunidade de ver uma Pioneer Elite Kuro, não existe imagem iqual.

  2. Sou supe a favor do LCD. Mi nha TV em casa é uma Sony W 50″ Full HD. Um amigo meu tem um plasma de 42″ Full HD e nem se põe perto a qualidade da imagem (usando-se a mesma mídia como o dvd).

  3. Na nova era não haverá nem Plasma nem LCD e sim a sigla OLED (Organic Light-Emitting Diode). As telas OLED são mais finas, gastam menos, emitem luz prórpia, possuem baixos tempos de resposta , podem ser visualizadas de diversos ângulos (até 180º), têm contraste muito melhor , suportam melhor o calor e o frio. Elas já estão em alguns celulares (o próximo IPhone) e em pequenos dispositivos , mas a expectativa dos especialistas e que serão como “papel de parede” que poderão cobrir grandes superfícies, vidros de carros, janelas, ou mesmo pequenas embalagens interativas de produtos de supermercado.

    abraços a todos

  4. Olá, acho uma pena isso, pois gosto muito mais da imagem do Plasma e o fato de ser uma tela mecanicamente mais resistente a riscos e a crianças, por isso comprei uma LG New plasma, o colorido e contrates são fantásticos.

  5. Oi amigo . Acho que a plasma é nota 10 em qualidade de imagem e o realismo das cores . Acabei de comprar a plasma panasonic de 58” modelo ;PZ800 . Ligada ao dvd convencional em HDMI a imagem já é otima em blu-ray nem se fala !! COISA DE MALUCO !!!!
    Pra mim , LCD não barra o plasma principalmente para ambiente escuro e essa PZ800 , é SHOW!!!

  6. José Carlos e Nelson. Obrigado pelos comentários. Sou obrigado a concordar com voc6es. Por isso disse que espero um dia escrever sobre o reinício de uma nova era.

    Flávio, é verdade. O OLED tem tudo para ser uma tendência, mas ainda não decolou. Já demos mais de 10 notas sobre a tecnologia, sobretudo do televisor Sony XEL-11 com display OLED. Em 2007 já falávamos sobre o modelo. Acompanhe aqui:

    http://planetech.uol.com.br/?p=568

  7. Plasma sem dúvida é imbatível na reprodução de filmes. Embora os LCD´s mais modernos (e muito mais caros) sejam “quase” tão bons quanto plasma na reprodução de filmes, a diferença nos preços não compensa a troca de uma plasma por uma LCD (acredito até que muito leigo compre LCD justamente por ser mais caro, achando que por isso o aparelho seja melhor…)
    Agora, acredito também que a imensa maioria das pessoas (aquelas que sequer sabem o que significa tempo de resposta, resolução), não conseguem ver diferença alguma entre uma e outra, por isso, para este tipo de consumidor, os plasmas de baixo custo (42″ HD) que podem ser encontrados por bem menos de 2k, já servem perfeitamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *