Por Ricardo Marques

Ele chama DeeDee e demorou 15 anos para ficar pronto. O videogame, criado pela equipe do engenheiro Alberto Rovetta, professor de robótica da Politécnica de Milão, é a nova arma da polícia italiana para flagrar motoristas bêbados ou que consumiram algum tipo de droga.

Os 15 anos de estudo serviram para criar um videogame composto de um joystick e uma pequena tela. O jogo consiste em guiar um carro vermelho, numa rua cinza, estando atento a um muro e os sinais de trânsito que aparecem na tela.

O produto, já em teste, está substituindo o bafômetro e será vendido para bares e restaurantes, devido ao seu baixo custo. Segundo os inventores, embora o jogo pareça bem fácil, fica difícil dirigir o carrinho se a pessoa bebeu ou se drogou.

Isso porque o joystick traz nanosensores que, em 5 milissegundos, apresentam a resposta do cérebro ao estimulo do videogame. Depois de um minuto, as cores verdade, amarelo e vermelho indicam se o usuário não bebeu, está um pouco alcoolizado ou completamente bêbado.

Perguntas: um jovem que passou a vida jogando Gran Turismoou Need For Speed não burlaria facilmente o mecanismo? E pessoas que nunca tiveram habilidade para jogos, seriam eternos bêbados?

Para saber mais do bafômetro, clique aqui.

E aqui e aqui para ver imagens incríveis dos “joguinhos” de corrida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *