Por Alex dos Santos

Uma das dúvidas mais comuns que chegam à redação é sobre a eficiência das tecnologias wireless utilizadas nas caixas traseiras dos home theater in-a-box, que têm como objetivo evitar reformas nas paredes da sala para ocultar a fiação das caixas traseiras. Além do ganho no aspecto estético, o som produzido pelas caixas surround desses sistemas é semelhante ao das caixas frontais, que são ligadas ao DVD-receiver através de fios. Já realizamos vários testes de sistemas sem fio (e até comparativo entre marcas diferentes), e conseguimos descobrir algumas particularidades que devem ser consideradas antes da compra.

Há duas tecnologias sem fio presentes nos sistemas compactos – Bluetooth e infravermelho. Os HTBs integrados wireless da Sony funcionam com sinais IR, enquanto que os modelos sem fio de marcas como LG, Panasonic, Philips e Samsung trabalham com a tecnologia Bluetooth.

Em nossos testes, vimos que os sinais infravermelhos encaminhados às caixas traseiras não sofreram interferências de nenhum outro aparelho presente na residência, como micro-ondas ou mesmo controles remotos. Por outro lado, a comunicação entre o DVD-receiver e as caixas traseiras pode ser facilmente interrompida quando há pessoas ou objetos entre o transmissor de sinais e o receptor, presente em uma das caixas.

Já a tecnologia Bluetooth garante a estabilidade do sinal em pequenas distâncias, sem interrupções, mesmo com a presença de pessoas ou móveis entre o transmissor do DVD-receiver e o receptor das caixas traseiras. Em relação a interferências, houve algumas queixas de leitores que tiveram problemas durante o uso de forno micro-ondas e telefones sem-fio de 2.4GHz. Mas entre os relatos, o mais comum é a presença de interferências em locais onde há uma grande concentração de antenas de rádios, emissoras de TV e operadoras de telefonia. O motivo pode ser a freqüência de atuação em 2.4GHz – considerada bastante saturada – dos sinais Bluetooth em todos os sistemas integrados wireless.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *