Por Ricardo Marques

Na onda de tecnologia verde, o Greenpeace divulgou uma lista negra onde aponta, dentre as 18 maiores indústrias de eletrônicos do mundo, quais são aquelas que menos contribuem com o meio ambiente. A primeira edição da lista foi divulgada em agosto de 2006 e, nessa nova edição, a Nintendo segue como a empresa mais poluidora, com apenas 0.8 pontos de um total de 10 possíveis. O órgão cita que, embora a Nintendo tenha firmado um compromisso para reduzir, anualmente, em 2% das emissões de gases de efeito estufa, ocorreu um aumento de 6% nessas emissões desde 2006.

Quem também caiu no ranking foi a Philips, que perdeu três posições e aparece como a quarta maior poluidora, com apenas 4.1 pontos. O grande destaque foi a Nokia, que apresentou o melhor desempenho e recebeu o título de empresa menos poluidora, com 6.9 pontos. O Greenpeace destaca ações como o recolhimento de celulares em desuso, espalhado por mais de 100 países, e que nós já havíamos divulgado aqui.

A lista é atualizada a cada três meses e está na sua décima edição. Você pode ver os critérios e as avaliações individuais de todas as empresas, inclusive fazer o download dos arquivos, clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *