A empresa Fujitsu anunciou no Japão que desenvolveu um protótipo de papel eletrônico que resolve uma das maiores fraquezas da tecnologia: o tempo de atualização da imagem. As telas de papeis eletrônicos – como o Kindle, da Amazon, ou o Reader, da Sony – levam um segundo ou mais para recarregar a imagem na tela.

Às vezes, a tela treme quando a nova imagem aparece, ou, como no caso da tecnologia de LCD, a imagem é lentamente revelada em uma longa varredura por toda a tela. Para resolver este problema, a Fujitsu tem tentado limitar a atualização apenas às partes da tela que precisam ser alteradas. A tecnologia funciona melhor em aplicações como formulários eletrônicos – como a empresa demonstrou recentemente durante um evento em Tóquio.

Quando o usuário clica em uma caixa ou escreve em um espaço do formulário, apenas as linhas ou colunas da parte que foi alterada são atualizadas. Essas áreas são carregadas na mesma velocidade anterior, mas como a área é muito menor o usuário vê uma melhora na performance. O dispositivo é um protótipo de 12 polegadas (aproximadamente o mesmo tamanho de uma folha de papel A4) com resolução de 768×1024 pixels.

O e-paper oferece algumas vantagens sobre painéis LCD convencionais – como a espessura, mais próxima ao papel; a facilidade de leitura na luz; e o consumo de energia apenas quando as “páginas” virtuais são viradas.

Para saber mais sobre o assunto, clique aqui.

FONTE: IDG News Service

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *