dispositivo-armazenara-10-trilhoes-de-bytes

Por Daniel Serrano

Dois cientistas, Ting Xu e Thomas Russell acabam de anunciar que conseguiram desenvolver um dispositivo de armazenamento que permitirá guardar o equivalente a 10,5 terabytes (10trilhões de bytes).

Apesar de não terem revelado maiores detalhes sobre o produto, sabe-se que o dispositivo está baseado em conceitos de nanotecnologia.

Dispositivos de armazenamento com essa capacidade não são novidade, mas o atual inconveniente é o espaço que ocupam. O novo sistema, do tamanho de um HD convencional (foto) poderá mudar todos os conceitos utilizados em sistemas de armazenamento e ser usado, por exemplo, em qualquer tipo de notebook.

O sistema, que foi explicado através de um artigo científico na edição deste mês da “Science Magazine” nada mais é do que uma técnica que utiliza “lâminas de cristal de Safira ou Silício, cortadas a um determinado ângulo, posteriormente aquecidas a 2700 graus Fahrenheit (1482 graus Celsius), que causa uma reorganização dos cristais em um padrão dente de serra, em ângulos de 3 nanômetros”.

Bom seja lá o que isso signifique, na prática, o que teremos é um equipamento que poderá guardar muito conteúdo. Mais exatamente, 3 milhões de músicas em MP3.

2 thoughts on “Dispositivo armazenará 10 trilhões de bytes

  1. A revolução de armazenamento deve levar algum tempo, já que, para se tornar comerciavel em larga escala precisa ser barato. Bota aí uns 10 anos no mínimo para chegar no mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *