Por Ricardo Marques

A história começou assim. Anna Patterson, Russel Power e Louis Monier, ex-funcionários do Google, além de Tom Costello, ex-IBM, se uniram e resolveram desbancar a hegemonia incontestável do Google. De que forma? Pensaram em criar um site buscas, que se diferencia por analisar todo o contexto das páginas, além dos conceitos por trás de cada pedido dos usuários. Assim, surgiu o Cuil, que já está no ar e, diferentemente do que acontece com os novos serviços da web, não traz a famosa etiquetinha BETA. Ou seja, o que está disponível já é a versão final do buscador.

Mudar os hábitos do consumidor será o passo mais difícil dessa empreitada. Ou alguém tem dúvida de que serviço de buscas e Google atualmente são sinônimos? Segundo Danny Sullivan, editor-chefe do site Search Engine Land, um bom começo pode ser explorar caminhos “alternativos”, como deixar de lado sites de referência e populares (como Wikepedia) que são sempre os primeiros mostrados pelo Google.

O certo é que será um desafio e tanto, como a Microsoft vem sentindo em sua luta para a associar-se ao Yahoo, tentar tirar o primeiro lugar, ou pelo menos assustar um pouco, o buscador mais famoso da Internet.

E você, leitor do Planetech. Utiliza algum outro site de busca na web que não seja o Google? Pretende fazer uso do Cuil? Quais suas impressões sobre o esse novo buscador? Comente com a gente!

5 thoughts on “Cuil tenta desbancar o Google

  1. ja disseram que a concorrencia é estimulante,posso até dar uma olhadinha, usar mas nao saio do meu buscador por nada

  2. Já experimentei.. Gostei do facto de ser sensivel ao uso de maiúsculas ou minusculas, obtendo resultados diferentes para palavras que significam coisas diferentes em maiúsculas (nomes de marcas ou empresas em relação a palavras comuns).

    Gostei da forma como apresenta os resultados.

    Veremo se corrigem os bugs que tem (ainda existem mtas pesquisas sem o resultado esperado).

    A competição pode ser saudável

  3. Concordo Plenamento com o colega acima.

    Abraços e sucesso ao pessoal do Cuil.

    Ps” Deveriam utilizar a inteligencia com outras coisas em vez de copiarem….

    Sem mais
    Daniel

  4. Texto muito bom! Acho que o Cuil vem com uma proposta interessante, não tão inovadora assim, mas bem interessante. O site, à primeira vista, é super atraente. A home é bem agradável e dá pra sentir a seriedade que o projeto garante ter. Entretanto, acredito que o mecanismo de busca, como tudo que se encontra em fase inicial, necessita de muitas melhorias. As imagens nem sempre se relacionam com o que realmenter é procurado e algumas das páginas encontradas também têm bem pouco a ver com o buscado. Espero que o Cuil alcance o prometido muito em breve, afinal é sempre bom ter mais de uma opção em um determinado segmento. Ganha o mercado e nós, internautas.

  5. O Texto escrito pelo editor está muito bom.! Cuil é um buscador inteligente e com uma interface atrativa, porem ainda está em inglês, ou seja, pessoas que não tem contato com a lingua podem se perder ao usar esse novo buscador, mas utilizei e achei bem interessante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *