bola_inteligente.jpg

A tão esperada bola inteligente foi apresentada esta semana no estádio de Yokohama, no Japão. Um modelo foi mostrado aberto para mostrar a tecnologia utilizada em seu interior, particularmente o chip colocado no seu centro. A apresentação da bola ficou a cargo de Christian Holzer, executivo da Cairos Technologies e Günter Pfau, representando a FIFA.

“O objetivo desta tecnologia não é mais do que ajudar os jogadores a melhorarem os seus desempenhos. É fácil culpar os árbitros, mas ajudá-los, é uma tarefa delicada. Estamos tentando dar-lhes esse apoio, atuando segundo as exigências do International Board, ou seja, tecnologia restrita à linha do gol, 100% confiável e transmissão imediata dos dados ao juiz, e utilização apenas em jogos oficiais” afirmou Günter.

Ao contrário do que se esperava, a tecnologia utilizada é bastante simples. “Finos cabos são estendidos no campo a uma profundidade de 15 a 20 centímetros, em toda a volta da área do gol. Isso cria um campo magnético que envia a informação para o chip, no interior da bola, que por sua vez, quando atravessa a linha do gol, envia uma mensagema um relógio eletrônico no pulso dos 4 árbitros oficiais” informou Christian Holzer.

O novo sistema está sendo utilizado, pela primeira vez, no mundial de clubes, no Japão, e, até o momento não foram detectados erros.
Os jogadores não conseguiram detectar diferenças de performance entre uma bola convencional e a bola inteligente. Quando as equipes chegaram ao Japão receberam 40 bolas. 25 convencionais e 15 com o chip. Alguns ativados, outros não. Nenhum jogador conseguiu distinguir qual era a bola com a nova tecnologia.

Fonte: Fifa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *