Por Eduardo Bonjoch

Acabo de chegar da Campus Party, evento em São Paulo destinado aos fãs de games, internet e novidades tecnológicas. Logo na entrada, como no ano passado, a velocidade das bandas largas era amplamente divulgada pelos expositores.

No estande da Vivo, o demonstrador me convida a testar o Modem 3G com 1Mbps garantido e possibilidade de atingir até 7.2Mbps. Uau! Aceitei o desafio na hora e comecei a navegar pela web no notebook que você vê na foto.

Logo ao abrir o site da HOME THEATER & CASA DIGITAL e carregar o primeiro vídeo, percebi uma lentidão incompatível com o que ele tinha me dito. Entrei num site que mede a velocidade da conexão e vejo que era de 734.77kbps (veja na foto na tela). Mas não era 1Mbps garantido? O demonstrador ficou meio sem graça, tentou me enrolar e admitiu o problema, alegando que à tarde a conexão ficava mais lenta.

De lá, fui para o espaço Speedy, da Telefônica, onde a demonstradora falava sobre a internet de 30 megas. Já mais receoso, acessei direto o velocímetro e o resultado foi uma velocidade próxima a 8 megas (veja na foto também tirada da tela). Nesse caso, pelo menos, o folheto do Speedy mencionava uma banda larga de 8 a 30 megas, embora a bela promotora não tivesse comentado nada a respeito.

Depois dessa experiência, fica claro que não dá mesmo para confiar nas informações divulgadas pelas empresas. Na dúvida, faça o teste e fique de olhos bem atentos.

4 thoughts on “30Mbps de velocidade? Procurei e não achei

  1. A única empresa que eu conheço (pelo menos aqui no Sul) que entrega o que promete é a GVT, eles autenticam o seu modem em uma velocidade superior ao contratado para garantir a banda, por exemplo o serviço deles de 5 Mbits se autentica a 7 e o de 10 Mbits se autentica a 15, nunca tive oportunidade de testar o de 20 Mbits mas falando com um técnico deles ele me disse que o de 20 se autentica a 25 Mbits.

    Um site bom para fazer o teste é o: http://www.speedtest.net normalmente as velocidades batem com o que vc realmente tem.

    []s
    Roger
    Curitiba – PR

  2. nao dar certo em um stand td bem, mas e qd a gente PAGA pelo servico e ele nao vem do jeito q deveria vir? a quem recorrer? a ANATEL anda muito complascente com as operadoras. pena mesmo…

  3. Olha, por mais que o teste tenha sido feito a caráter de curiosidade, todos mundo que tem um contato mais profundo com a internet sabe que o Velocímetro da RJ Net não tem credibilidade. As velocidade deveriam ter sido testadas com o download de uma iso de alguma distro Linux, por exemplo, que sabidamente tem um ótimo servidor. Ou então que o teste fosse realizado no site que já foi citado acima: http://www.speedtest.net.

  4. Oi Guilherme, concordo com você. O http://www.speedtest.net oferece uma análise muito mais precisa e completa, mas eu precisava de uma solução rápida. Imagine a situação: eu precisava fazer a medição e fotografar a tela com agilidade para não chamar muita atenção e, naquela situação específica, o RJ Net me pareceu mais adequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *