plasma_lcd1

Por Alex dos Santos

É fato que TVs de plasma apresentam melhor desempenho com cenas escuras, especialmente, àquelas onde são exigidas variações de cinza e de preto. Sem contar que o seu painel de vidro frontal acaba deixando as cores mais bonitas, se aproximando dos TVs de tubo. Na nova geração de plasma, as marcas decorrentes da queima de fósforo nos pixels (o famigerado efeito burn-in) ainda permanecem na tela após deixarmos uma imagem pausada por muito tempo. Mas logo desaparecem quando, em seguida, o display exibe uma imagem dinâmica.

Já os LCDs se adaptam melhor em ambientes claros, pois a maioria não possui tela reflexiva, além de consumirem menos energia (embora alguns fabricantes contestem esta tese). No entanto, modelos com tempo de resposta a partir de 8 milisegundos podem apresentar anomalias em cenas com muito movimento, como rastros e interferências.

A escolha deve levar em conta a aplicação que você dará a sua tela. Assim, navegação na web, jogos e entretenimento a partir de media centers e computadores, “não é a praia” do plasma. Neste quesito o LCD é o mais indicado, mesmo assim, é bom ficar atento com o tempo de resposta. Mas se você possui um ambiente com iluminação controlada e busca um TV somente para assistir a filmes, sem dúvida, o plasma leva vantagem. E você, o que acha?

47 thoughts on “Plasma ou LCD? Eis a questão.

  1. LCD

    Sim, LCD foi o que escolhi para ser a minha tela.
    Avalie inicialmente pelo ambiente, tenho uma sala muito clara, são quase 4 metros de janela. Não dá pra fechar a persiana a todo tempo.

    Fui feliz na escolha.

    Agora, não levei em consideração a utilização.

    Hoje eu utilizo para tudo o que foi dito no post (navegação na web, jogos, entreterimento a partir de media center), além de filmes e tv.
    Queria saber o porque da indicação do LCD para este uso e qual a desvantagem do plasma.

    Obrigado.
    Abraços.

  2. LCD com certeza, levando em consideração um detalhe não comentado: durabilidade.

    Trabalhei 4 anos com manutenção de aparelhos eletrônicos e posso dizer que LCD é mais durável, e que os boatos das manchas permanentes do plasma não são só boatos (depois de alguns anos de uso o “efeito burn in” citado acima, não desaparece mais)…

  3. TV só pra assistir filmes é desperdício; tem que usar pra tudo, desde mostrar para alguém as fotos da câmera/celular/pendrive ou ver um vídeo em divx até navegar na web e usar como monitor.

    Um comentário: o efeito burn-in não, simplesmente, “desaparece”; isso está incorreto. O burn-in também não pode ser chamado de “defeito” e sim, de característica – da tecnologia plasma para Tvs.

    LCD com 8ms já está meio difícil achar, ainda bem! 2ms é o último padrão para o tempo de resposta das LCDs.

  4. Escolhi uma plasma 42″ simplesmente porque possui um excelente custo/benefício. Sou bastante exigente quanto a qualidade de imagem, e é indiscutível que a plasma tenha melhor contraste e taxa de atualização. Isto resulta em uma imagem bem definida, realista e sem o efeito blur característico das LCDs. Experimente assistir um jogo de tênis numa LCD e veja do que estou falando: não é possível enxergar a bolinha.

    Entretanto, hoje existem modelos de LCD (geralmente full hd) que possuem imagem excelente, com contraste profundo e taxa de atualização satisfatória, se aproximando muito às características da plasma. Acontece que o preço destas TVs é o dobro das plasmas, o que nos faz pensar na utilização que será feita do aparelho.

    Veja: você pode gastar R$ 2 mil numa plasma 42″ HD 1024×768 e fazer muito bom uso com TV analógica, TV digital HD, DVDs, videogames e câmeras digitais.

    Uma LCD com qualidades semelhantes sairiam por R$ 4 mil, sendo Full HD 1366×720, que justificaria a utilização com um Playstation 3 ou um player de Blu-ray.

    De qualquer forma, é injustificável pensar em Full HD para telas menores que 50 polegadas, visto que não há percepção de melhor definição nestas telas menores. E há um agravante: tvs Full HD são sofríveis com sinal 480p ou 720p.

    Minha opção é curtir o mundo HD atual, com um investimento relativamente baixo, e aguardar a democratização das maravilhas da tecnologia Full HD e o desenvolvimento do OLED.

  5. Olá Givanildo,

    Acredito que você tenha acertado na mosca em sua escolha. O LCD é mais viável para aplicações multimídia porque não apresenta o burn-in com imagens estáticas, como as de navegador, fotos provenientes de câmera, celular ou pen drive (conforme o Rafael disse).

    Um abraço!

  6. Olá, Alex, sou leitor assíduo do blog e assinante da revista HT. Gostaria de tirar uma dúvida relativa ao tema: sem recorrer a marcas – o que não seria ético -, gostaria de saber se faz alguma diferença o Full HD em telas LCD de 40 polegadas para baixo (tipo: telas de 32 polegadas). Confesso que, ao menos nas lojas, parece que o aparelho realmente apresenta imagens mais nítidas, embora alguns defendam a idéia de que não há diferenças. Como especialista no tema, gostaria da sua opinião. Vale a pena pagar mais por uma Full HD pequena? Agradeço desde logo pela sua atenção. Abraço.

  7. Olá Raul, boa tarde!

    Já tive a oportunidade de colocar lado-a-lado uma TV LCD de 32″ com resolução de 1.920×1.080p e outra (de mesmo tamanho) de 1.366x768p, utilizando como fonte um PS3 com o filme Dia de Treinamento, via HDMI 1.080p/24p.

    Posso afirmar que as diferenças em relação à definição de imagem são quase imperceptíveis. Eu disse “quase”, porque somente pude ver contornos um pouco mais precisos e closes de rostos ligeiramente mais naturais (onde evidenciava os poros da pele de Denzel Washington) quando me aproximei a menos de 1m da tela. Mas confesso que foi difícil.

    Se vale a pena ou não comprar um TV LCD 32″ Full-HD, talvez seja uma questão muito pessoal. Embora seja um pouco mais caro, na minha opinião, vale mais a pena guardar o dinheiro, esperar e comprar uma tela Full-HD a partir de 40″. Até porque não devemos nos esquecer de que a maioria dos filmes em Blu-ray possui relação de aspecto wide 2.35:1 ou 2.40:1, portanto, perde-se boa parte da área útil da tela com as tarjas escuras dos filmes.
    Espero ter ajudado.

    Um abraço!

  8. NO JAPÃO,já há alguns modelos de tv com a nova tecnologia ´´oleds“. É questão de anos para essa tecnologia chegar ao Brasil pela Sony,Toshiba,Panasonic,etc

  9. Caro José, a tecnologia “oled” ainda engatinha. Por enquanto, é cara e comercialmente inviável. Para o consumidor, vai demorar ainda muito tempo para chegar ao atual estágio de desenvolvimento do plasma e do LCD. Além disso, estas últimas duas são tecnologias maduras, sendo que esta última não pára de se desenvolver, os displays são cada vez melhores e mais baratos. Portanto, o Oled, comercialmente falando, ainda é uma ilusão distante demais.

  10. Gostaria de um comentário a respeito da nova linha de televisões LG que trazem incorporado sistema de som tipo home theater (50 watts de potência RMS), resolução Full HD. Trata-se do modelo 42LG80FD, de 42 polegadas. Além disso, gostaria de uma palavra sobre a possibilidade de a LG lançar a mesma configuração em outros tamanhos de tela. Obrigado.

  11. Olá Rogério,

    Acabei de ver esse novo TV da LG no site da Fast Shop. Não tenho muitas informações sobre ele, mas soube que a empresa irá lançar somente modelos de 42″ e 32″. Em todo o caso, aguarde que em breve iremos avaliar o 42LG80FD.

    Um abraço!

  12. Caro Alex,

    Estou querendo comprar uma TV, tenho uma sala 4×5 (LxC) bastante luminosidade, farei uso com dvd, talvez notebook, filmes, e somente sinal TV analógica, pois não tem sinal digital (vai demorar muito ainda chegar aqui) e não assino tv a cabo. Nesse caso, qual a mais recomendada Plasma ou LCD, penso em uma TV de – 46″, o que sugere, nunca tive a oportunidade de comparar ambas tecnologias em funcionamento, estou preocupado em errar na escolha, sempre que vejo nas lojas estão ligadas a dvd, nunca em sinal de antena parabólica p.ex. Que devo fazer??? Antecipo agradecimentos.

  13. Olá Luciano,

    Conforme eu havia dito no texto, os TVs de plasma continuam sendo os mais recomendados para exibição de filmes, pois o contraste (gradação de cinza escuro e preto) ainda é superior. Neste quesito, os TVs LCD, indiscutivelmente, melhoraram muito nos últimos anos, especialmente, os modelos mais tops dos fabricantes. Estes são capazes de mostrar pretos densos, carregados, embora não apresentem a mesma diferenciação de cinza e preto dos plasmas. Quanto a escolha, sugiro que vá a uma loja com um filme (DVD ou Blu-ray) com cenas escuras e dinâmicas que você conheça bem, e analise as características da imagem; se você procura um display para aplicações multimídia, como navegar na web a partir do seu laptop, talvez seja bom considerar a escolha de um modelo LCD.
    Espero ter ajudado.

    Um abraço!

  14. Olá Alex,

    Assim como a maioria, tenho dúvidas entre Plasma x LCD, e pretendo trocar minha tv de tubo. Meu uso se restringe a tv a cabo, sinal de parabólica e dvd. Minha sala possui boa claridade e me indicaram o modelo de plasma da LG 42PG60D New Plasma c/ conversor digital integrado (acredito que possa ser útil em breve). É uma boa opção custo/benefício? Ou o LCD é mais indicado no meu uso?

  15. Olá Camilo,

    Conheço o plasma 42PG60D da LG e, sem dúvida alguma, trata-se de um produto de boa relação custo-benefício. Como o uso do aparelho irá se restringir apenas a imagens de TV a cabo, parabólica e DVD, certamente, a aquisição de um plasma torna-se bastante viável. Para minimizar a ocorrência do efeito burn-in, os plasmas da LG costumam oferecer recursos, que podem ser bastante úteis para eliminar as marcas causadas pelos logotipos das emissoras. De qualquer forma, procure ver o modelo pretendido em funcionamento com filmes que você conheça bem antes de efetivar a compra. E boa sorte em sua aquisição!

  16. Camilo,

    A escolha depende mesmo do uso da TV. No entanto, se o ambiente tiver luz controlada, o Plasma é realmente melhor. Não só o contraste e as cores, mas também o tempo de resposta deve ser levado em consideração. Tenho uma TV da Panasonic de 42 polegadas, full hd (TH-42PZ80LB) e a imagem é excelente, inclusive para jogos (tenho um PS3).
    Destaco, ainda, que as transmissões em baixa resolução ficam horríveis nas TVs de LCD e são bastante aceitáveis nas TVs de Plasma.
    Por fim, é bom mencionar que o efeito “burn-in” praticamente não existe nos Plasmas atuais. Uso minha TV para jogos sem qualquer problema.

  17. Caro Alex

    Sou leitor assíduo da Revista HT e também do Fórum HT.
    Estou no processo de análise para compra de minha nova TV.
    Depois de muita pesquisa, estou bastante inclinado a optar por plasma, pois apesar do LCD estar evoluindo mais, o plasma ainda tem uma “qualidade de imagem melhor (para meu uso)” e “preço menor”.
    Agora tenho outra dúvida que ainda não consegui esclarecer com certeza. PLasma 42″ HD Ready ou Plasma 42″ Full HD? Para imagens da net digital, qual é melhor? Já lí que as HD Ready são melhores para este tipo de imagem? Procede esta afirmação? Qual a razão?

    Grande abraço e parabéns pelo trabalho de compartilhar seu conhecimento!

  18. Prá mim a qualidade de imagem do Plasma ainda é superior ao LCD (para ver filmes). A imagem é mais natural. Uso minha Plasma para tudo: Navegação na Web, MediaCenter, Filmes, TV, etc …. e tudo fica muito bom … Claro se fosse priorizar Web e Games e ocasionalmente um filme também escolheria LCD (ímagens digitais, animações, games ficam melhores em LCD). Resumindo: Imagens Digitais: LCD / Imagens Reais/Naturais: Plasma.

  19. Boa tarde,, estou confuso pois pesquisei varios sites e em todos existes pros e contras tanto da LCD quanto a de Plasma. No meu caso utilizaria a tv para assistir tv digital SKY, meu quarto tem claridade controlada e a tv deve ficar a uns 4,0m da cabeceira da cama. prentendo comprar um tv em torno de 40 polegadas pondendo variar para mais um pouco, pergunto se seria interessante uma full hd,, uma vez que estou pendendo mais para uma full hd da sony 40″. Agradeceria muito se alguem pudesse me ajudar e parabens pelo site!

  20. PS: EM RELAÇAO AO ALTO CONSUMO DA PLASMA ,É TÃO ALTO MESMO,,POR EXEMPLO EU COSTUMO GASTAR 130 REAIS E ENERGIA.. COM A PLASMA MAIS OU MENOS QUANTO EU GASTARIA, PARA TER UMA IDÉIA DE CONSUMO,, OBRIGADO!

  21. Olá Carlos,

    Já fizemos alguns testes aqui na redação e vimos que imagens com resolução standard 480i/p (ou inferior) são exibidas com melhor nitidez em TVs de plasma com resolução de 852x480p ou mesmo em alguns modelos HD-Ready (1.024x768p/1.280x720p/1.366x768p). Displays Full-HD (1.920×1.080p) possuem quase um milhão de pixels a mais que modelos HD-Ready, por isso, precisam trabalhar com um circuito interno denominado scan converter para “preencher” a imagem na tela. O resultado, dependendo do modelo, nem sempre é satisfatório. No entanto, pense como deverá ser no futuro, quando, certamente, você irá usufruir de imagens em 1.080i transmitidas tanto pela NET como pela TV digital aberta. Será que não vale a pena investir desde já em um modelo Full-HD?

    Um abraço!

  22. CARO ALEX, venho apenas lembrar que essa história do plasma gastar energia do que o LCD já foi comprovadamente desmentido. A plasma realmente tem um pico maximo de energia maior do que a LCD porém ela trabalha com a energia variável uma vez que a mesma apenas gasta energia quando os pixels estão ligados (cor branca) e quando estão apagados (cor preta) ela economiza energia. Portanto o gasto da plasma é variável, muitas vezes sendo até menores do que as da LCD.
    Outro erro que também não concordo é dizer que a plasma não é boa para jogos, conhece vários jogadores de PS3, Xbox360 ou PC que usam plasma e até preferem por não ter o efeito ghost das LCDs de 8ms, apenas reclamam do green ghost das plasmas que as vezes ocorrem.

    TENTEI ACHAR O SITE QUE COMPARAVA OS GASTOS DE LCD COM PLASMA MAS NÃO CONSEGUI MAIS ENCONTRAR!!!

  23. Caro Alex,

    Possuo uma sala pequena, em que a distância do sofá ao home é de 2 metros. Estou pesquisando entre LCD e Plasma de 42 “. O que me sugere? O Full HD é aconselhavel para essas distancias menores?

    sds

  24. Caro Alex,

    Eu tambem estou nessa duvida entre Plasma e LCD, eu estou querendo comprar um TV de 42″ para colocar no meu quarto no qual a distancia seria de aproximadamente 3 metros.
    Por exemplo 2 Gigantes Mundiais como a Philips e a Sony não tem TV de Plasma.
    A Plasma com o Mesmo tamanho são mais baratas, porque ?
    Agora vai uma coisa que ninguem comente ( ou quase ninguem), mesmo sabendo que pelo tamanho a Tecnologia de Plasma não valeria a pena. Os monitores de Notebooks são todos LCD não importa o tamanho eu tinha Note que eu comprei em na decada de 90 e ele já tinha ido para Faculdade, ido viajar comigo e muito mais e pelo que eu sei, pois esta com um parente meu ele ainda funciona muito bem.
    Outra coisa é que é eu li uma reportagem que na Australia as TV de Plasma seriam proibidas pelo alto consumo de energia.
    Será que hoje valeria comprar uma TV de Plasma ?

  25. Caros,

    Tenho em casa um plasma Panasonic (sala) e um LCD Samsung – modelo Série 3-330 – (quarto). Na definição de detalhes, o LCD não chega nem perto do Plasma; Em filmes, usando upscaling, a diferença se torna mais evidente ainda. Em imagens 480i (TV aberta e SKY) a imagem do LCD é bastante ruim.
    E em ambiente escuro, percebe-se claramente o transbordamento de luzes pelas laterais da tela; parece um holofote dentro do quarto. Só percebo vantagem quando o ambiente está bem claro. Aí, de fato, o LCD fica melhor.
    Quanto ao efeito burn in, é bom o pessoal dar uma olhada no manual das TVs LCD. No manual da Samsung há um alerta sobre a exibição de imagens estáticas que podem causar danos permanentes no painel LCD (em letras bem pequenas, diga-se de passagem). No entanto, as faixas pretas em função dos diferentes formatos de exibição dos canais SKY quando deixaram marcas, foram eliminadas de imediato com tela cheia. Até hoje, não há nenhum problema de marca na tela do meu plasma (nem mesmo com os logotipos das emissoras).
    Observem as telas de LCD dos caixas eletrônicos
    Quanto ao consumo de energia, na minha conta de luz o acréscimo em função do plasma não foi nada significativo (uso em 220V).
    Para quem ainda tem dúvida qual a melhor tecnologia para telas grandes é só observar numa loja uma tela plasma full hd 50″ com uma tela LCD full hd 52″, uma cena como uma corrida de 100m nas última olímpiadas…No LCD dá para perceber claramente uma sombra acompanhando o atleta… e com perda de definição de imagem. É só observar e comprovar.
    As fabricantes de LCD defendem a tecnologia, porque é mais rentável que o plasma. Nem explicam que a tecnologia mais adequada é aquela vinculada ao uso que o consumidor fazer do aparelho.
    É certo que a tecnologia do LCD evolui muito nos últimos anos, mas a tecnologia plasma não parou o tempo e até onde sei está gerações à frente do LCD.
    Qualidade de imagem não depende somente do número de pixels como muitas vezes se quer crer (considerando mesma qualidade da fonte).
    A intenção não é criar polêmica, pois cada tecnologia mas há coisas sobre o LCD que não são ditas e nas lojas em geral não há preocupação em mostrar os aparelhos de forma adequada.
    No meu caso, minha meta é adquirir uma tv plasma full hd 50″, porque avaliando os prós e contras, pessoalmente creio que o plasma ainda é imbatível no uso residencial.

    Saudações a todos!

  26. Caro Alex,

    Toda essa discussão me deixou mais em dúvida, pretendo comprar uma tv 42″ e o meu uso será para assistir Tv analogica, jogos PS2, e como monitor PC para assistir filmes direto do PC e navegar na internet. Qual seria a melhor opção? Sempre achei o plasma melhor pela imagem mais viva mas como todos os filmes que assisto pelo pc tem as tarjas pretas, fiquei com medo do efeito burn in; ouvi dizer também que em jogos de tiro ocorre também esse efeito que queima o plasma no local dos tiros repetitivos. Eu uso muito TV inclusive nos finais de semana é o tempo todo ligado. O que vc me recomenda? Obrigada.

  27. Olá Valmir,

    Quando não é possível ter uma distância maior em relação a tela de um display, a aquisição de um TV Full-HD é sempre bem-vinda, especialmente se for uma tela acima de 42″, como no seu caso. De qualquer forma, procure fazer um ajuste de brilho e contraste mínimos, para não lhe causar fadiga visual após horas de sessão.

    Um abraço!

  28. Olá Fernanda,

    Espero que esse nosso debate lhe ajude a escolher a melhor tela. Conforme havia escrito anteriormente, o LCD é mais viável para aplicações multimídia, como jogos, PC, web, monitoramento etc. Enquanto que o plasma continua sendo uma grande tecnologia para a exibição de filmes e programas de TV, seja com resolução HD ou Standard. Sabemos que muitas empresas não produzem mais plasmas não por razões técnicas, mas sim mercadológicas (custo de produção). Isso não significa que o plasma não “sirva” para navegar na web, jogos ou trabalhos com PC. Em todo o caso, sugiro que vá às lojas, e veja o TV que você procura reproduzindo filmes com cenas escuras e dinâmicas que você conheça bem.

    Um abraço!

  29. Prezado Alex,
    Atento a tudo o que foi dito, estou decidindo entre dois modelos LCD FullHD, com preços similares, para o que, gostaria muito de uma opinião sua. Tratam-se do Philips Ambilight 52PFL7803 e do LG 52LG50FD. Os dados que mais me chamaram a atenção são, para a Philips, sua melhor resposta (3ms x 5ms), maior quantidade de cores (28bilhões x 16,8milhões) e vida útil (80.000h x 60.000h). Já para a LG encontrei seu melhor contraste (50.000 x 33.000), além da presença de um Sintonizador digital integrado e de trabalhar com formato de tela Fullscreen (4:3). Poderia discorrer sobre a realidade desses números e itens e expor, caso conheça, algum outro grande diferencial entre esses modelos. Muito obrigado.

  30. Uma boa sugestão na hora de escolher um monitor é vendo pelo tipo de painel dele, os paineis do tipo IPS eles normalmente tem a maior taxa de contraste e de atualização

  31. Boa Noite Alex.
    Estou na duvida em qual TV PLASMA 42” comprar, pois para assistir filmes pelo dvd percebi que a plasma é melhor que a tv lcd. Pesquisei alguns modelos e a que me chamou a atenção foi a Samsung PL42A450, gostaria de saber se voçe conhece essa tv e se ela é realmente boa. Senão qual tv de plasma 42” voce me recomendaria.
    Abraço

  32. Aí Alexandre, só vou dar minha opinião, acho que o LCD dependendo do painel dele é melhor que o Plasma na hora de assistir filmes, os LCDs com painel TN (modelos mais antigos) ficavam meio atrás mesmo, mas as tvs que usam os paineis mais modernos tipo o IPS acho que ganham da qualidade do plasma hein..

  33. Aonde está o erro tenho uma full LG 32, a uma distancia de 2 metros e a imagem não ficou boa, ainda mais a noite.Esta instalada no quarto.
    Re.

  34. Olá Breno,

    A questão do tempo de resposta é muito relativa. Há casos em que internautas dizem ter visto rastros na imagem mesmo com um painel de 5ms, enquanto que outros afirmam não encontrar nenhuma anormalidade em painéis com 8ms. Eu tenho um TV com tempo de resposta de 6ms e não vejo nenhuma anomalia. Como regra geral, sempre procuro recomendar displays com tempo de resposta abaixo de 8ms. Mas o ideal é ver o TV em demonstração, exibindo imagens dinâmicas (especialmente jogos) antes de efetivar a compra.

  35. Olá Luiz Carlos,

    Temos como política interna (até mesmo por ética) não indicar marcas e modelos de equipamentos. Os TVs que você está pesquisando possuem boa qualidade de imagem, porém, trazem recursos diferentes. O TV da Philips inclui Ambilight e HD Natural Motion (adorado por alguns e odiado por outros), enquanto que o TV da LG oferece receptor de TV digital e entrada USB. Por outro lado, se você procurar pelo modelo 52PFL7803(D) da Philips, verá que ele também traz o receptor digital. Em todo o caso, gostaria que você antes de se decidir acompanhasse o teste que fizemos com o modelo Philips 52PFL7803, e que será publicado na edição de maio da revista HOME THEATER&CASA DIGITAL.

  36. Caro Alexandre,

    Já ví inúmeras vezes esse plasma Samsung série 4 que, aliás, tem um belo design, nos pontos-de-venda, mas nunca tivemos a oportunidade de testá-lo aqui na redação. Sugiro que procure levar à loja um filme (pode ser DVD ou Blu-ray) que você conheça bem (de preferência escuro), para ver como é a reprodução de cenas escuras. Outra dica é pausar a imagem do player que estiver ligado ao TV por 15 segundos, para ver o comportamento da tela em relação ao efeito burn-in. O que posso lhe garantir é que essa nova geração de plasmas, seja da Samsung, LG ou Panasonic está sendo bastante elogiada pelos consumidores.

  37. Olá Renilda,

    É estranho que seu TV LG de 32″ não esteja exibindo imagens de boa qualidade mesmo a uma distância de 2m. Tenho quase certeza de que o problema aí é o ajuste. Se possível, reduza o brilho a níveis próximos a 48, aumente o contraste em torno de 80 e mantenha a luz traseira (backlight) entre 80 e 100%. Se a exemplo de outros modelos da LG, o seu TV oferecer os recursos Intelligent Sensor, Contrast Fresh e Eye Care deixe todos desligados; enquanto que Nível de preto pode ficar na opção “Baixo”. Faça o teste e veja se essas configurações darão certo com o seu TV.

  38. Hoje existem televisores de Plasma com resolução de 1920×1080p, ou seja, Full HD, e que possuem preços parecidos com os de LCD Full HD.
    Esqueceram também de mencionar o problema “death pixel” nos televisores LCD, que é um pixel ou mais que podem se queimar com o passar do tempo deixando pontos iluminados na tela que não fazem parte da composição da imagem. Referente ao consumo de energia tbm há um equivoco, as duas tecnologias atualmente consomem a mesma energia. Quanto ao efeito Burn-in (queima de painel e manchas na tela), ja existe a algum tempo o recurso de Anti Burn-in.

    Eu prefiro televisores de plasma Full HD, pois possuem melhor contraste, e as imagens em movimentos são muito melhores. Recomendo Painéis de plasma Full HD da Panasonic da serie PZ80 ou PY85 para cima, pois são de melhor qualidade, tem responsabilidade com a natureza e tem baixo consumo de energia como as de LCD,Muito melhor que os da Samsung, LG, Sony e outras. Outro ponto forte das de Plasma da nova geração é o contraste Alto tanto estatico quanto dinamico. Por Exemplo:
    LCD Full HD Philips – Contraste Dinamico 33.000 e Estatico 3.000
    Plasma Full HD Panasonic – Contraste Dinamico 1.000.000 e Estatico 30.000. Obti estas informações atraves de pesquisas e testes com as mesmas.

  39. Deixando um pouco os números de lado, em todo lugar que você pesquisar tipo HT Forum, Clube do Hardware entre outros, eles vão te recomendar um LCD além do plasma, principalmente se você for ver filmes ou jogar nela, dá uma checada lá quando tiver tempo, eles esclarecem bastantes dúvidas dos usuários quanto aos lcd e os paineis deles, levando tudo que eu li nesses fóruns e blogs por aí decidi por uma Scarlet 42″,painel ips, que tem 120Hz, Contraste dinamico de 50.000:1, subwoofer integrado e mais um monte de coisa…achei bem interessante vale a pena confferir

  40. Eu comprei uma TV lcd da lg e estou muito satisfeito com o produto porque ele possui a tecnologia do painel IPS, gente vcs precisam ver as imagens como é boa. Foi um ótimo investimento.

  41. Pessoal, estava quase pra comprar a LG 42PG60D, mas fiz a tabela abaixo:

    4:3 = 1,333 – TV
    640 x 480 = 1,333 – TV convencional
    1024 x 768 = 1,333 – LG 42PG60D

    16:9 = 1,777 – Formato Wide
    1280 x 720 = 1,777 – DVD, TV Digital
    1920 x 1080 = 1,777 – BlueRay, FullHD
    1366 x 768 = 1,777 – outras TVs com 768 linhas

    Ou seja, a resolução da LG é 4:3. Quando vocês assistem TV Digital ou DVD fica com as barras em cima e embaixo? Fica distorcido? Como se resolve isso?
    Não vou gastar R$ 2000 pra assistir TV digital com distorção. Obrigado

  42. Fabio:

    Tenho esse modelo da lg(42pg60d) e na programação normal digital fica com as famosas bordas, mas ai é só colocar a opção “zoom3” q ela preenche a tela e aqui não distorce praticamente nada! Fica ótima, melhor q muita imagem em dvd. E quando a programação é HD ai vc coloca a opção “16:9” e fica PERFEITA! Super limpa, as cores vivas e a resolução ótima. Meu irmão tem um lcd de 42 tmb da lg e ele mesmo admitiy q acha a da plasma em HD mais bonita e natural. Outra coisa q gostei muita dessa tv é q ela não exige um sinal de antena tão forte. Aqui mesmo eu uso a mesma antena(externa comum) da minha “tubão” e fica ótima a transmissão digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *